terça-feira, 17 de novembro de 2009
Pitágoras/Minas estreia nesta terça (17/11) na final da Liga Sul-Americana
O norte-americano Smith não poderá atuar na competição pois a Liga Sul-Americana não permite a participação de três estrangeiros numa mesma equipe e os minastenistas possuem o argentino Sucatzky e o norte-americano Jeffries. Desta forma, Smith viajou com a delegação para treinar e apenas entrará em quadra se um dos estrangeiros se lesionar.
O grupo do Pitágoras/Minas que está na Argentina é formado pelos seguintes jogadores: Sucatzky, Drudi, Luiz Felipe, Perez, Leandro, Rodrigo, Jeffries, Murilo, Guilherme e Raulzinho, além de Smith. O time base deve contar com Sucatzky, Luiz Felipe, Jeffries, Drudi e Murilo.
O técnico Flávio Davis Furtado sabe que será uma grande batalha jogar na Argentina, mas tem uma grande expectativa em relação à sua equipe. "Vamos enfrentar grandes times, na casa deles e com grande apoio da torcida local. Será importante jogarmos concentrados, principalmente na defesa, mantendo sempre a posse de bola. É dessa forma que vamos tentar surpreendê-los", comentou o treinador do Pitágoras/Minas.
Jogos na Argentina:
17/11 - terça-feira:
19h30 - Juventud Sionista x Libertad Sunchales
23h - Quimsa x. Pitágoras/Minas (horário de Belo Horizonte)
18/11- quarta-feira
20h30 - Pitágoras/Minas x Libertad Sunchales (horário de Belo Horizonte)
22h - Quimsa x Juventud Sionista
19/11 - quinta-feira
20h30 - Pitágoras/Minas x Juventud Sionista (horário de Belo Horizonte)
22h - Quimsa x Libertad Sunchales
domingo, 8 de novembro de 2009
II Campeonato Estadual Integrado de Base - Reflexões
A cidade de Poços de Caldas sediou o II Campeonato Integrado de Base, entre os dias 2 e 7 de novembro, com mais de 30 equipes disputando entre as categorias Petiz, Infantil, Infanto-Juvenil, Cadete e Juvenil.
Tive a oportunidade de acompanhar grande parte dos jogos e deixarei aqui um comentário sobre tudo o que eu, um ex-atleta e torcedor, percebi sobre os jogos, a organização, arbitragem entre outras coisas.
Nível técnico
Sim, o basquete de Minas possui vários talentos, craques despontaram em Poços de Caldas, muitos garotos surpreenderam com sua capacidade de leitura de jogo, o que deixa o basquete mineiro empolgado, afinal temos um celeiro de atletas.
Particularmente gostei do que vi, o trabalho dos técnicos tem que ser reconhecido. De todos os treinadores. Em muitas partidas ficou evidente o quanto o ritmo de jogo faz a diferença para um atleta de base, tivemos equipes do sul de minas que fizeram no máximo 10 jogos no ano enquanto equipes do triângulo e do metropolitano perderam a conta do número de partidas disputadas.
Um dos jogos mais empolgantes que assisti foi a final do Juvenil, entre Praia Clube e UTC, ambos de Uberlândia, a equipe do Praia Clube levou o título graças a um último período quase perfeito.
Infelizmente uma das jóias mais raras do basquete mineiro não foi liberada pelo Minas TC para a disputa em sua categoria cadete e juvenil. É o Raulzinho, que não foi liberado pelo Flávio Davis, técnico da equipe adulta do Minas TC, para manter em treinamento no adulto e atuando em apenas 3 ou 4 minutos de jogo. Será que é o correto? O tempo responderá.
Arbitragem
Temos alguns bons árbitros e um monte em formação. Mas antes do comentário fique claro que sou torcedor da A.A. Caldense e não escondo, tenho minha vida enraizada no clube e fui ao ginásio para torcer, torcer muito, diga-se de passagem. Quando comecei a ver os erros de arbitragem, uma quantidade de erros escandalosos, comecei a pegar no pé de alguns árbitros por conta desses erros. Este fato me fez questionar uma coisa, o psicológico dos árbitros mineiros não está muito bem. Afinal, eu sozinho na arquibancada consegui irritar alguns árbitros, ora, se não aguentam pressão de apenas um torcedor, almejam o que como árbitro?
Tivemos bons árbitros presentes sim. Muito bons por sinal que se preciso seguram as pontas e apitam sozinhos. Erros todos cometem, mas o árbitro pode sim assumir seu erro, é mais digno do que me culpar por estar na torcida.
Organização
Realizar um evento com jogos simultâneos em 4 ginásios durante 6 dias traz algumas complicações. Penso que no geral o resultado foi muito bom. Mas poderia ser melhor, imagino que a própria organização da FMB identificou as suas falhas e certamente fará melhor na próxima oportunidade. Isso é o que se espera.
Antes de tudo parabéns aos membros da Caldense que se sacrificaram pela organização do envento, Rodrigo Molina, Júlio César e Wagner, os treinadores abdicaram de estudar os adversários ou mesmo estudar o jogo que faria contra seus adversários para abastecer alojamento de água, conferir material para os cursos e deixar tudo na melhor organização possível durante os jogos.
Muitas tentativas serviram de lição. A maioria das equipes possui atletas do petiz que disputam no infantil, do infantil disputando no infanto-juvenil e por aí se vai. Alguns atletas realizaram 9 jogos em 5 dias. Será que não é desumano? O ritmo do basquete é extremamente dinâmico, forçando (e muito!) fisicamente os atletas, mesmo na categoria de base. Será que vale a pena sacrificar o atleta para baratear os custos e resolver o calendário das competições? Será que 9 jogos em 5 dias o fará melhor? Ou apenas resolve o problema da organização?
O ponto que não concordo é o da montagem da tabela na noite anterior aos jogos. No primeiro dia a competição, quando foram definidos os primeiros confrontos, já poderia ter feito o restante da tabela, observado os horários e critérios solicitados pelos treinadores. Facilitava o trabalho dos treinadores, se organizando para otimizar o tempo de recuperação desse atletas que disputam em duas categorias.
O que mais é prejudicado pelo fato da montagem da tabela na noite anterior é a comunicação do evento. Preocupam-se corretamente com os mínimos detalhes de tudo, mas peca-se com a comunicação dos jogos.
Não houve atualização do “site” com os horários e muito menos com os resultados. Sem falar da divulgação dos resultados para a imprensa. Foi feita apenas a divulgação dos jogos da Caldense, clube de Poços de Caldas, através da assessoria de imprensa e dos treinadores do clube. O que rendeu 2 matérias para as emissoras locais nos primeiros dias de competição. Na semana passada o basquete (e o vôlei) eram notícias nos jornais locais por conta das finais da LIDARP.
Vejamos, a cidade de Poços de Caldas possui no mínimo 2 emissoras da cidade, 5 jornais locais, a Globo regional (EPTV) e mais 3 rádios com boa audiência. Todos famintos por notícia da cidade, e mais, todos cedem espaço com programas específicos ou colunas destinadas ao esporte. Mas não podemos esquecer que o evento é estadual, alguém sabe a quantidade de veículos de imprensa que nosso rico estado possui?
Com a tabela sendo tabulada na noite anterior aos jogos, não dá tempo de sair a programação do dia e na maioria das vezes só se soube o que foi realizado, nunca o que vai ser disputado.
O resultado dessa “pequena” falha é que o evento foi realizado para os próprios jogadores e treinadores assistir, antes de seus respectivos jogos, ginásios vazios, exceto nos jogos da Caldense, que mesmo assim já teve uma torcida mais presente. Certamente a torcida que a Caldense possui não esteve presente pois o horário dos jogos prejudicou, de manhã e de tarde em dias úteis. Nenhum jogo após as 18h? Por quê? Não querem torcida?
Bom a questão é, o basquete é feito para quê, para quem? O objetivo é jogar por jogar ou é fomentar a modalidade? Mas vai fomentar como se uma instituição como a FMB não possui uma divulgação eficiente? Se não se dá a oportunidade para que pessoas que querem fazer um programa diferente possam levar os seus meninos para ver um basquete e despertar neles o interesse pela modalidade? Fomentar é provocar, mas vamos provocar o quê dessa maneira? Sem público não há interesse em investimento, sem investimento o que vai acontecer? Continuará o basquete dependente de políticas públicas para poder sobreviver. Enquanto que mesmo nas categorias de base podemos ser atrativos para o setor privado.
Ou gostamos de ser amadores?
Essa é a minha opinião, posso estar errado, equivocado, totalmente insano ou simplesmente certo. sei que muitos concordam, muitos outros discordam, não importa, a única coisa que eu quero é o basquete poçoscaldense, mineiro, brasileiro evoluindo. Se eu estiver errado mas o basquete for pra frente, darei graças a Deus que não me ouviram!!!
terça-feira, 3 de novembro de 2009
A.A. Caldense sediou as finais de basquete da LIDARP
O resultado final da competição foi a equipe de São Sebastião do Paraíso campeã, vencendo na final a equipe anfitriã por 82 x 63.
Na disputa de 3º lugar quem levou a melhor foi a equipe de Pouso Alegre, que bateu Três Corações pelo placar de 68 x 57.
Parabéns aos atletas, treinadores e organizadores pelo campeonato.
Na imagem, o Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Atlética Caldense, Paulo César Bambini Ayres, faz a entrega das medalhas.
sexta-feira, 31 de julho de 2009
Resultados do Minas Olímpica/JIMI 2009
PARABÉNS A TODOS OS PARTICIPANTES!!!
Confira abaixo os vencedores de cada regional:
Centro
Basquete Feminino – Campeão: Juiz de Fora, Vice: São João Del Rey
Basquete Masculino – Campeão: Juiz de Fora, Vice: Leopoldina
Sudeste
Basquete Feminino – Campeão: Sabará, Vice: Santa Luzia
Basquete Masculino – Campeão: Betim, Vice: Pará de Minas
Triângulo
Basquete Feminino – Campeão: Uberaba, Vice: Patos de Minas
Basquete Masculino – Campeão: Uberlândia, Vice: Patos de Minas
Nordeste
Basquete Feminino – Campeão: Governador Valadares, Vice: Ipatinga
Basquete Masculino – Campeão: Joaíma, Vice: Almenara
Sul
Basquete Feminino – Campeão: Varginha, Vice: Passos
Basquete Masculino – Campeão: São Sebastião do Paraíso, Vice: Passos
Norte
Basquete Masculino – Campeão: Montes Claros, Vice: Janaúba
A fase final será realizada em outubro, local será confirmado em breve. confira abaixo os classificados para a final:*:
Feminino - Divisão - A1:
Sabará, Santa Luzia, Governador Valadares, Montes Claros, Juiz de Fora, Passos, Varginha, Uberaba e Patos de Minas
Feminino – Divisão -A2
Itabira, São Lourenço, Araguari
Masculino - Divisão - A1
Santa Luzia, Pará de Minas, Itabira, Betim, Joaíma, Montes Claros, Juiz de Fora, Uberlândia, Patos de Minas, São Sebastião do Paraíso
Masculino - Divisão- A2
Formiga, Ouro Preto, Almenara, Janaúba, Leopoldina, Passos, Itajubá, Araguari, Ituiutaba
*Segundo a Nota Oficial N.038/09 do IGETEC/JIMI 2009,
Uberlândia não vai mais participar do NBB
Infelizmente os planos tomaram outros rumos e Wellington Salgado decidiu concentrar os investimentos na equipe de Brasília.
Uma pena... Uberlândia faz muita falta no NBB.
terça-feira, 9 de junho de 2009
The NIGGAZ STREETBALL - UBERABA
O evento idealizado pelo jogador Fabão conta com o patrocínio da pizzaria Medalha Pizza, autoescola Vertess, Ellea Consultoria e Desenvolvimento de Sistemas e a malharia Ball House Brasil além do apoio da Overall Skate Shop, Number One Idiomas, Bebidas Golé e Associação Lance Livre.
A prefeitura de Uberaba participa com a Secretária de Esportes e Lazer (SMEL) disponibilizando a quadra recentemente repintanda e com a arbitragem oficial que pela primeira vez apitará com as regras da LUB (Liga Urbana de Basquete).
Inscreva-se logo porque as vagas são limitadas para apenas 16 equipes!

FONTE - http://www.uberabastreet.blogspot.com/
terça-feira, 12 de maio de 2009
Basquete de rua em MG
Serão 15 equipes femininas e masculinas divididas em quatro grupos comandaram a quadra ao som de muito Hip Hop com DJs e MCs, penteados Afr e muita Dança de Rua, como sempre empolgando o publico presente .
Local: Complexo Esportivo Divino Braga (Proximo ao Betim Shopping)
Texto enviado por MT Ton - Coordenador Geral CUFA-MG
sábado, 9 de maio de 2009
Colégio Arnaldo em Istambul
E não é que a equipe está fazendo bonito, temos o reboteiro e o vice-cestinha da competição. Durval e Raulzinho respectivamente. Vale ressaltar que Raulzinho já faz parte da equipe adulta do Minas Tênis Clube.
O Colégio Arnaldo realizou 8 jogos, ganhou 5 e perdeu 3. Mas estamos com dificuldades para acessar informações confiáveis.
Logo mais sobre a campanha do Arnaldo.
LIDARP tem rodada do Sub-17
Neste sábado, 09/04, São Sebastião do Paraíso será sede de mais uma rodada da LIDARP, na modalidade basquete masculino sub-17, competição na qual a equipeanfitriã lidera, com três vitórias obtidas na rodada anterior em Machado.
confira abaixo a tabela com os horários:
Jogo 1: Paraíso x Itaú - 8h
Jogo 2: Muzambinho x Pouso Alegre - 10h
Jogo 3: Machado x Três Pontas - 11:30h
Jogo 4: Paraíso x Pouso alegre - 14h
Jogo 5: Muzambinho x Três Pontas - 15:30h
Jogo 6: Machado x Itaú - 17h
Todos os jogos serão realizados na Praça de Esportes Castelo Branco, com entrada franca.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
A velha rivalidade pode voltar
Segundo o supervisor da Unitri, Fernando Larralde, o grupo Salgado Oliveira vai reativar a equipe que manteve no Triângulo Mineiro entre 1998 e 2007. O reinício do trabalho será no segundo semestre deste ano.
"Temos vaga garantida na liga nacional (Novo Basquete Brasil - NBB) e vamos disputar o Campeonato Mineiro", afirmou Larralde. Segundo ele, o grupo Salgado Oliveira adquiriu duas cotas da NBB. Uma é utilizada pelo Universo-BRB-Brasília e a outra está reservada para o Unitri na próxima temporada.
A equipe ainda não retornou as atividades, porém o desejo da equipe do triângulo em recuperar a hegemonia estadual, quando sagrou campeã estadual por 9 vezes consecutivas (entre 1998 e 2006) já anima os amantes do basquete em Minas, pois Unitri-Uberlândia e Pitágoras-Minas sempre travaram ótimos duelos, com partidas inesquecíveis. Bom para o basquete mineiro, bom para o basquete nacional.
Sejam bem-vindos ao retorno! Sucesso e que vença o melhor!!!!
quinta-feira, 9 de abril de 2009
Paraíso Basquetebol conquista o Torneio São Paulo/Minas

A FMB parabeniza os participantes por esta iniciativa e ao Paraíso Basquetebol pela conquista.
quinta-feira, 2 de abril de 2009
Torneio São Paulo/Minas agita Paraíso
Começa hoje, em São Sebastião do Paraíso, o Torneio São Paulo/Minas de Basquetebol masculino, o torneio é um quadrangular envolvendo Pará de Minas, Varginha, Paraíso Basquetebol e Ribeirão Preto. A disputa é promovida pela prefeitura de São Sebastião do Paraíso, em parceria com a FMB e a Liga Sul Mineira de Basquete. Além dos jogos, também acontecerá o campeonato de enterradas e arremessos de três pontos, com a participação de um atleta de cada equipe.
Para a torcida, haverá sorteio de brindes, arremessos premiados e apresentações artísticas. O torneio será disputado no Ginásio Castelão, da Praça de Esportes Castelo Branco e a entrada será gratuita. Ainda segundo a assessoria do Paraíso Basquetebol, a TV Sudoeste fará a transmissão de alguns jogos.
Confira a tabela:
Sexta, 03/04
19h - Varginha x Ribeirão Preto
20:30h – Paraíso Basquetebol x Pará de Minas
Sábado, 04/04
19h – Ribeirão Preto x Pará de Minas
20:30h Campeonato de enterradas e arremessos de 3 pontos
21h – Paraíso Basquetebol x Varginha
Domingo, 05/04
16h - Pará de Minas x Varginha
18h – Paraíso Basquetebol x Ribeirão Preto
quarta-feira, 1 de abril de 2009
Pitágoras/Minas vence o atual campeão paulista
Em jogo equilibrado, o Pitágoras/Minas derrotou o atual campeão paulista, Winner/Limeira, nesta quarta, pelo placar de 96 x 91 (49 x 39). Com a vitória a equipe se manteve na terceira colocação, com 90% de aproveitamento, sendo 12 vitórias e 3 derrotas. Vale ressaltar que a equipe mineira possui 2 jogos do turno adiados em função de sua participação na Liga Sul americana.
O jogo
A equipe mineira iniciou o jogo dando a impressão de que teria uma vitória fácil, porém no terceiro período a equipe paulista reagiu e chegou a virar o placar.
Próximos desafios
O Pitágoras/Minas realizará mais duas partidas seguidas na Arena Vivo, contra o São José/Unimed/Vinac, na sexta-feira, às 20h, e no próximo domingo, às 17h, contra p Ciser/Araldite/Univille/Joinville, em jogo adiado do primeiro turno. Vale a torcida.
Pitágoras/Minas entra em quadra para manter-se entre os melhores da NBB
O Pitágoras/Minas enfrentará o Winner/Limeira, na Arena JK, nesta quarta-feira, às 20h, com a intenção de se manter como os melhores da Liga Nacional de Basquete, a LNB. A equipe mineira possui o terceiro melhor aproveitamento, somando 11 vitórias e 3 derrotas, o que representa 89,3 %.
Pensando assim, jogar em Belo Horizonte tem que fazer a diferença, a torcida precisa mostrar o seu apoio, fazer o seu barulho, torcer, vibrar com o time mineiro que está realizando um ótimo campeonato e pode trazer muitas alegrias para o basquete do estado.
Agora, se você não é de Minas ou torce por outra equipe, que também apóie a sua equipe! Os jogos da Liga estão muito bons, e será um ótimo entretenimento! Além disso, o basquete brasileiro agradecerá.
terça-feira, 24 de março de 2009
Entrevista Especial - Mariano Bícego
Basquete de MG : A Liga Sul mineira estáfundada, e agora quais serão os próximos passos?Mariano Bícego: Inicialmente será realizado um quadrangular nos dias 3, 4 e 5 de abril, com Ribeirão Preto, Pará de Minas e Varginha, além do Paraíso Basquetebol. O Campeonato da Liga Sul Mineira terá início logo após o quadrangular.
B-MG: Haverá competições para as categorias de base?
MB: Sim. Já acertamos com a Federação Mineira e realizaremos as etapas regionais do mineiro sub-17 e sub-15.
B-MG: Quais ações você planeja para atrair e conquistar o público?
MB: Penso que os jogos devem ser tratados como espetáculo, o público tem de interagir mais, não pode ser apenas o jogo. Então nos preocupamos em acrescentar entretenimento durante a atividade, som ambiente e músicas, mascote, sorteio de brindes, danças nos intervalos, é isto que fará com o público se aproxime e permaneça nos apoiando.
B-MG: O que é o centro de Excelência Esportiva
MB: Trata-se de uma estrutura super moderna, com capacidade para 5.000 espectadores sentados em cadeiras individuais, alojamentos para 200 atletas, cozinha industrial e refeitório, academia de ginástica, salas de teleconferência, sala de fisioterapia, modernas cabines de transmissão, sala de imprensa, amplos vestiários, piso de madeira flutuante, elevadores e amplo espaço administrativo, se transformando em um dos ginásios mais modernos do país.
Poderemos sediar grandes competições, etapas de preparação de seleções, participar de campeonatos e ligas nacionais, atraindo grandes eventos para o sudoeste mineiro.
Todos os esportes de quadra serão contemplados, sendo que o basquete saiu na frente com o projeto do Paraíso Basquetebol.
B-MG: Qual a sua visão sobre o basquete no Brasil? O que precisa ser feito?
MB: Parece que encontramos um caminho com a NBB e a parceria com a TV Globo. Mas é preciso parar de tanto reclamar e botar a mão na massa. O basquete sempre foi o segundo esporte do brasileiro, só estava adormecido. Depende de nosso próprio trabalho para retomarmos o nosso lugar.
B-MG: O problema dos clubes é conseguir bancar os altos custos para manter uma equipe competitiva, como a Liga Sul Mineira irá enfrentar esta questão?
MB: Com patrocínios. Existem empresas e pessoas que querem apoiar e o basquete não é tão caro quanto o vôlei e o futsal, o momento é favorável para o crescimento da modalidade e o surgimento de novos clubes, como o Paraíso Basquetebol. O que não se pode fazer é ficar reclamando que não se tem ajuda dos poderes públicos, porque aí nada evolui...
B-MG: Deixe a sua mensagem para as empresa e para as cidades que queiram participar da Liga:
MB: Todos são bem vindos e juntos podemos adquirir uma força que nunca tivemos, pois poderemos cativar e incentivar empresas e empresários para a liga, o que facilitaria nossa estrutura. O momento do basquete é de agregar, de unir forças para voltar a ser uma modalidade prestigiada pela imprensa.
sexta-feira, 20 de março de 2009
Minas vence e é o 4º colocado
Mesmo sem contar com o armador Sucatzky, com estiramento na coxa, o Pitágoras/Minas venceu o Lupo/Araraquara nesta sexta-feira, na Arena Vivo, em Belo Horizonte, por 86 a 74 (42 a 32), chegando a 21 pontos ganhos (9 vitórias e 3 derrotas) e está em 4º pela classificação por aproveitamento -o Minas possui 75% de aproveitamento, 9 vitórias e 3 derrotas.
A equipe mineira garantiu a vantagem na primeira metade da partida, ao abrir 10 pontos no intervalo. No restante do jogo o Minas soube trabalhar a bola e administrar o resultado, apesar de permitir que a equipe de Araraquara esboçasse uma reação no terceiro período.
Os destaques da partida foram Bambu, da equipe paulista, com 26 pontos, Shipp do Minas, com 21 pontos e Luis Felipe com 8 assistências e 13 pontos.
O próximo compromisso do Pitágoras/Minas será novamente na capital mineira, na Arena Vivo, desta vez contra o Paulistano/Amil, na quarta-feira, dia 25/03, às 20h, com entrada franca.
quinta-feira, 19 de março de 2009
Participação dos atletas mineiros na LNB
Após análise dos dados, não encontrei nenhuma surpresa. A região sudeste representa 70,4% dos atletas, sendo que São Paulo é o carro-chefe, com 44,62% do número total de jogadores. No total, o estado de São Paulo enviou 83 atletas para a disputa nacional. Veja o gráfico abaixo:

segunda-feira, 16 de março de 2009
Hélio Rubens visita projeto em São Sebastião do Paraíso
Em um animado passeio, o técnico passou por todas as instalações do ginásio, que, concluído, possuirá cinco pisos, capacidade para 5.000 espectadores sentados em cadeiras individuais, alojamentos para 200 atletas, cozinha industrial e refeitório, academia de ginástica, salas de teleconferências, sala de fisioterapia, modernas cabines de transmissão, sala de imprensa, amplos vestiários, piso de madeira flutuante, elevadores e amplo espaço administrativo, se transformando em referência esportiva para a região, com um dos ginásios mais modernos do país.
A previsão é que em outubro a obra seja concluída. Hélio Rubens gostou do que viu: “O esporte brasileiro e a nossa região ganham muito com a conclusão deste que será sem dúvida um importante espaço para a prática do esporte”. Mas alertou para a gestão do espaço: “Tão importante quanto à construção também é a ocupação do espaço, que deve se destinar ao esporte e ao fomento deste. Aqui podem surgir muitos atletas, mas principalmente o exemplo que o esporte proporciona na vida dos cidadãos e das comunidades onde estão inseridos” frisou o ex-técnico da seleção brasileira.
O armador Helinho também se mostrou empolgado com as instalações visitadas, brincando que o ginásio “É um sonho de consumo, qualquer atleta teria um imenso prazer de atuar aqui.” Na ocasião Helinho reencontrou seu ex-colega de quadra Jefferson, hoje atuando pelo Paraíso Basquetebol, que apresentou à dupla francana o projeto para o basquetebol paraisense, que pretende voar mais alto no interior das Gerais. Ambos manifestaram apoio ao projeto, vestindo a camisa do basquete da cidade.
Com a presença do gerente de esportes do município, Mariano Bícego, pai e filho percorreram as dependências do Centro Olímpico e imortalizaram sua presença com as de suas mãos, que fará parte do Hall da fama que o complexo disponibilizará.
Fonte: Mariano Bícego
domingo, 15 de março de 2009
MINAS GERAIS É CAMPEÃO DO BRASILEIRO SUB-15

Os cestinhas da partida foram o Edval Neto e Henrique Coelho, de Minas Gerais, com 16 e 12 pontos, respectivamente. O principal pontuador da equipe paulista foi Rodrigo Compri, com 10 pontos.
— Após o jogo o treinador Fernando Pinheiros era só elogios. "Em primeiro lugar quero agradecer à Federação Mineira que confiou em mim e na comissão técnica. Antes de começar o jogo disse aos meninos que chegamos até aqui e que tínhamos todas as condições de ganhar o título. E foi o que aconteceu. Lutamos do início ao fim e fomos premiados com uma cesta no último segundo. Esse título tem um significado especial para mim porque entro para a galeria dos técnicos de Minas Gerais que foram campeões brasileiros" — comentou o técnico Fernando Pinheiro, que também foi campeão brasileiro como jogador.
SÃO PAULO (16 + 16 + 10 + 13 = 55)
Rodrigo (10 pts e 7 rebotes), Pedro (5), Murilo (9), Thiago (7) e Adolfo (0). Entraram: Igor Avelino (7 e 7 rebotes), Igor Murad (4), Bruno (4), Nikolas (2), André Tatar (7) e Felipe Dias (0). Técnico: Roberto Jayme
MINAS GERAIS (12 + 13 + 13 + 19 = 57)
Felipe (7pts e 5 assistências), Rodrigo (0) Neuton (8 e 12 rebotes), Henrique Coelho (12) e Rafael (2). Entraram: Edval (16), Bruno (10 e 6 rebotes), David (0), Latuf (0), Higor (0), João Pedro (2). Técnico: Fernando Pinheiro.
26º CAMPEONATO BRASILEIRO SUB-15 MASCULINO
DIVISÃO ESPECIAL (2008)
Local: Ginásio do Minas Brasília Tênis Clube (Brasília/DF)
Grupo A: Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo
Grupo B: Ceará, Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro
— 1ª RODADA – Terça-feira (Dia 10)
São Paulo 65 x 42 Pará, Rio de Janeiro 87 x 44 Ceará, Rio Grande do Sul 40 x 63 Minas Gerais e Pernambuco 60 x 73 Distrito Federal
— 2º RODADA – Quarta-feira (Dia 11)
Minas Gerais 53 x 69 São Paulo, Pará 53 x 59 Rio Grande do Sul, Ceará 54 x 32 Pernambuco e Distrito Federal 85 x 71 Rio de Janeiro
— 3º RODADA – Quinta-feira (Dia 12)
Minas Gerais 61 x 59 Pará e Rio de Janeiro 77 x 52 Pernambuco, Rio Grande do Sul 70 x 81 São Paulo e Distrito Federal 54 x 50 Ceará
CLASSIFICAÇÃO – 1ª FASE
Grupo “A”
1º- São Paulo- 6pts; 2º- Minas Gerais – 5pts; 3º- Rio Grande do Sul – 4pts; 4º- Pará – 3pts
Grupo “B”
1º- Distrito Federal – 6pts; 2º- Rio de Janeiro – 5pts; 3º- Ceará – 4pts; 4º- Pernambuco – 3pts.
— Sexta-feira (Dia 13)
Disputa de 5º a 8º lugares
Rio Grande do Sul 46 x 43 Pernambuco e Pará 50 x 73 Ceará
Fase Semifinal
Rio de Janeiro 52 x 63 São Paulo e Distrito Federal 64 x 69 Minas Gerais
— Rodada Final – Sábado (Dia 14)
Disputa de 7º e 8º lugares – Pernambuco 48 x 51 Pará
Disputa de 5º e 6º lugares – Rio Grande do Sul 32 x 60 Ceará
Disputa da medalha de bronze – Rio de Janeiro 82 x 65 Distrito Federal
Disputa da medalha de ouro – São Paulo 55 x 57 Minas Gerais
Classificação Final: 1°- Minas Gerais, 2°- São Paulo 3°- Rio de Janeiro, 4°- Distrito Federal, 5°- Ceará, 6°- Rio Grande do Sul, 7°- Pará e 8°- Pernambuco.
sábado, 14 de março de 2009
Agradecimentos
Gostaria de dizer 2 coisas a respeito dos e-mails que recebi:
1) MUITO OBRIGADO pelo apoio, na verdade, o apoio é ao basquete no estado, temos esse objetivo comum que é ver a modalidade crescendo em nossas cidades. Só assim poderemos ver um uniforme amarelinho com um time forte. Como nunca poderia ter deixado de ser.
2) O BLOG É DO BASQUETE MINEIRO. O basquete no norte ou no sul de minas, a bolinha laranja quicou na sua cidade? mande um email para mim que cederei espaço para divulgar o seu evento, os seus projetos ou até mesmo aquela pelada esperta de final de semana que tá precisando de mais gente.
É isso, para entrar em contato comigo, e-mail e msn: stecks11@hotmail.com
E o Basquete de Minas também está no Twitter = www.twitter.com/basquetedeminas
Agora contribua comigo também, deixe seu comentário nos posts e clique nos anúncios.
Abraços
quinta-feira, 12 de março de 2009
Equipes mineiras criam Liga de Basquete
Em Assembléia realizada no dia 05 de Março, na cidade de São Sebastião do Paraíso, a Liga Sul Mineira de Basquete foi fundada pelos clubes do sul e do sudoeste de Minas Gerais.
As cidades que apoiam o projeto e confirmam a participação nas competições são: Passos, Formiga, São João Del Rey, Perdões, Poços de Caldas e São Sebastião do Paraíso. A Liga também conta com o apoio da cidade de Franca, que esteve presente na Assembléia e manifestou o interesse em participar dos torneios, o que seria bem-vindo, pela expressão da cidade no basquete nacional.
O diretor de esportes francano, o ex-pivô José Vargas, afirmou que o basquete é bem maior que as fronteiras regionais, “com organização e seriedade esta liga poderá ser muito representativa para o esporte em toda Minas Gerais e modelo para o Brasil” completou Vargas.
O presidente da Federação Mineira de Basquete, Márcio de Oliveira Pinto, também esteve presente e ressaltou a importância da iniciativa, que conta com a chancela da federação.
Ficou também definido que no final do mês de Março será realizado um quadrangular comemorativo da criação da Liga, em São Sebastião do Paraíso.
Fica aqui a nossa torcida para o sucesso deste projeto.
quarta-feira, 11 de março de 2009
Eventos
Esse vídeo mostra o campeão de enterradas da Maratona de Basquete, realizada pela Caldense, em Poços de Caldas.
No mês de setembro o evento realizará a sua 10ª edição.
A sua cidade realiza eventos como esse? mande sua mensagem stefanoe@uai.com.br
Pitágoras/Minas enfrenta o Universo/BRB Financeira/Brasília
Nesta sexta-feira, 13, às 20h, com entrada franca, o Pitagoras/Minas fará mais um confronto direto pela LNB. A equipe de Brasília está na terceira colocação com 18 pontos ganhos (8 vitórias, 2 derrotas, 878 pontos pró e 776 pontos contra). Já o Pitágoras/Minas ocupa a quarta colocação com 16 pontos (7 vitórias e 2 derrotas, marcou 766 pontos e sofreu 717). A competição tem a liderança do Flamengo/Petrobras (19 pontos, 9 vitórias e uma derrota), seguido pelo Ciser/Araldite/Univille/Joinville com 18 pontos (8 vitórias e 2 derrotas, marcou 827 pontos e sofreu 727).
Promoção
No intervalo deste jogo de sexta-feira acontecerá a primeira fase das eliminatórias para o Torneio de Arremessos de Três Pontos do Jogo das Estrelas, marcado para o dia 22/03, no Maracanãzinho, no Rio.
O jogador escolhido pelo seu treinador fará 20 arremessos da linha dos três pontos, em local definido pelo participante e sem limite de tempo. Os seis melhores arremessadores, após todas as seletivas, disputaram a final no Jogo das Estrelas.
(fonte: Minas Tenis Clube)
Festival de Mini- Basquete
As inscrições podem ser feitas até o dia 16/03.
Acesse o site da FMB e saiba como participar.
JOGO DAS ESTRELAS
Acesse: http://www.liganacionaldebasquete.com.br/interna.php?sec=29
E monte a sua equipe predileta!
Representando a equipe mineira temos o pivô Murilo e treinador Flávio Davis.
Saudações
Primeiros passos
Nele esperamos abordar tudo o que acontece no basquete mineiro, resultados, tabelas, eventos, artigos técnicos e muito mais.
Contamos com a sua colaboração!!!